quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Meme Literário

Bem, eu adorei este meme e ele veio a calhar porque ei estava pensando realmente em fazer um post para recomendar dois livros que eu acabei de ler. E quem me indicou a para esse meme foi a minha querida Nereida.




1 – Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?
Bem, os dois livros que eu acabei de ler são “O médico e o monstro e outras histórias” de Robert Louis Stevenson e “A little princess” de Frances Hodgson Burnett.






O médico e o monstro é uma história fantástica e eu tinha muita vontade de ler. Gosto de ler esses clássicos. O médico e monstro nos mostra como os seres humanos são ambíguos. Nunca são somente bons ou somente maus. Na verdade é como se fossemos duas pessoas diferentes, ou mais de duas. Eu separei um trecho que descreve bem isso.

“Eu não era menos eu mesmo quando punha de lado as restrições e mergulhava em vergonha, que quando trabalhava, à luz do dia, para adquirir mais conhecimentos ou aliviar o desgosto e o sofrimento. E aconteceu que a direção de meus estudos científicos que levavam inteiramente ao místico e ao transcendental, reagiu lançando forte luz sobre a consciência de uma guerra permanente entre os meus membros. A cada dia, e de ambos os lados da minha inteligência, a moral e a intelectual, fui, assim me aproximando mais daquela verdade, por meio de cujo descobrimento parcial me vi condenado a tal naufrágio: que o homem não é verdadeiramente um, mas verdadeiramente dois. Disse dois, porque o estado de meu próprio conhecimento não vai além desse ponto.”

Nessa edição em especial há dois contos do mesmo autor que são “O diabrete da garrafa” e “Markheim”. O primeiro me agradou mais, porém o outro é igualmente bom.



Eu li o livro em inglês, mas quem desejar lê-lo em português o título é “A princesinha” uma história adorável sobre uma garotinha doce e como ela lidou com um grande problema na sua vida utilizando muito bem as suas virtudes. Ela sempre acreditou que fosse uma princesa e por isso precisava agir como tal. Ela era uma garotinha rica e fora estudar num colégio interno na Inglaterra, mas seu pai morrera repentinamente e por um golpe do destino ela ficara sem nenhum dinheiro. Agora precisaria trabalhar para que pudesse se sustentar e sofreria nas mãos da Terrível Srta Minchin. O desenrolar da história é surpreendente!

Vou traduzir um trechinho de uma introdução à história:

“Ralph Crewe morava na Índia como sua filha Sara. Ele era um homem rico, e quando trouxe Sara para a escola da Srta. Minchin ela ficou muito satisfeita. Ela gostava de meninas que tinham pais ricos, porque era bom para a escola. Sr. Crewe amava muito Sara e ele comprava muitos vestidos bonitos, livros e bonecas. Srta. Minchin sorria, mas ela dizia à sua irmã “Sara parece uma princesinha, não uma estudante!”.
Mr. Crewe voltou ao seu trabalho na India e Sara iniciou sua vida na escola. Ela era uma garota adorável e simpática. Todo mundo gostava dela e ela logo fez muitos amigos. Mas quando se é rico todo mundo é seu amigo. No décimo primeiro aniversário de Sara chegou uma terrível notícia da India. A pobre Sara estava infeliz e soube rapidamente quem eram seus verdadeiros amigos.”

Agora é a hora de anunciar as indicadas ao meme:

Eu indico: Lola, Ichigo e Laura.





7 comentários:

  1. que fofuuura esse meme! eu amoo ler!
    beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Meme, irei respondê-lo assim que puder,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana,
    Gostei das dicas. Não li nenhum dos sois.
    Beijos 1000 e um ótimo restinho de semana para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  4. Eu ja respondi esses meme T^T
    Mas muito obrigada por lembrar de mim. Fiquei muuuuitissimo interessada nesse livro "A Little Princess" *o*

    ResponderExcluir
  5. Tb vou colocar A Princesinha na minha lista ^^v
    Obrigada por me indicar!

    ResponderExcluir
  6. Olá Luana

    Adorei as dicas.

    Está no ar o SORTEIO INTERNACIONAL e Unisex, da Ellis Beach Wear, e gostaria muito que vc participasse.

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luana. Desculpe pela demora, mas só vi seu post agora. ^^ Eu adorei as indicações e fiquei muito surpresa com "O Médico e o Monstro" porque é um livro que nunca li e nunca pensei em ler. Com certeza vou ler quando tiver um tempinho...

    Agora, A little princess eu devo concordar completamente com você. Eu li esse livro há uns 3 anos e quando li me perguntei: "Por que não tinha lido isso antes?!". Eu me identifiquei demais com a personagem porque passei por situação bem semelhante à dela. E serviu para eu compreender melhor o mundo ao meu redor e me dar mais valor também.

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...