quinta-feira, 2 de junho de 2011

Amor de perdição


"Amava Simão uma sua vizinha, menina de quinze anos, rica, herdeira, regularmente bonita e bem-nascida. Da janela do seu quarto é que ele a vira a primeira vez, para amá-la para sempre. Não ficara ela incólume da ferida que fizera no coração do vizinho: amou-o também, e com mais seriedade que a ususal no seus anos.
Os poetas cansam-nos a paciência a falarem do amor da mulher aos quinze anos, como paixão perigosa, única e inflexível. Alguns prosadores de romances dizem o mesmo. Enganam-se ambos. O amor de quinze anos é uma brincadeira; é a última manifestação do amor às bonecas; é a tentativa da avezinha que ensaia o vôo fora do ninho, sempre com os olhos fitos na ave-mãe, que está da fronde mais próxima chamando: tanto sabe a primeira o que é amar muito, como a segunda o que é voar para longe.
Teresa Albuquerque devia ser, porventura, uma exceção no seu amor."

Estava pensando em qual livro eu poderia recomendar aqui no mês de maio e havia muitos livros interessantes que eu havia lido, mas nenhum que eu achasse que tinha uma temática interessante para postar aqui. "Amor de perdição" está na lista das leituras obrigatórias para a universidade, este ano. - Bem, para quem ainda não sabe eu sou estudante de Letras.
Eu confesso que eu tinha preconceito em relação a esse livro e me recusei a lê-lo no 2º ano do colegial e olhando agora me arrependo de não tê-lo lido antes. Idiotices que a gente faz quando é adolescente e sem cabeça.
O livro tem algo de Romeo e Julieta, de fato essa coisa de amor proibido foi um dos principais temas do romantismo. O desenrolar da história, o sofrimento do casal e como o amor continua vivo em qualquer circunstância... Eu achei a história emocionante!! Recomendo!!


2 comentários:

  1. Olá Luana

    Estou sentindo sua falta lá no bloguito. Está brava comigo?

    Uma ótima noite
    Bjoooooooooooooo..................

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana,
    Nunca li nada de Camilo Castelo Branco e tenho uma coleção dele em casa que herdei de minha mãe. Obrigada pela dica, vou ler sim!
    Bjkas e um ótimo final semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...